menu
Informações Úteis / Treino e Obediência

Tal como as crianças, os cachorros e gatinhos gostam de ultrapassar os limites e ir sempre um pouco mais além. Faz parte do seu comportamento de exploração e hierarquia social. No entanto a sua convivência com as pessoas impõe-lhes novas regras e novos limites. Desde pequenos devem ser confrontados com a necessidade de não desrespeitar os limites.

Um “NÃO” seco e rápido, com voz de comando ajudará a fazê-los compreender que erraram. Pequenos ajustes no quotidiano ajudam a estabelecer a hierarquia e facilitar a adopção de novos conceitos, regras e limites. Só deve fornecer-lhes o alimento próprio e adequado para eles. Não lhes dê restos de comida nem o deixe petiscar do seu prato. O local onde lhe disponibiliza a refeição também deve ser escolhido com cuidado.

Um local afastado do local de refeição da família é o mais indicado. Assim eles compreendem e aceitam melhor que os alimentos não são iguais. A hora da refeição do seu amigo também não deve ser antes da do resto da família. Deve fornecer-lhe as refeições após a refeição da família, ou no máximo, na mesma altura e em local afastado. Assim ele compreende quem é o elemento dominante e respeitará mais os seus comandos e indicações. Sendo muito novos não espere que obedeçam sempre e rapidamente à sua voz de comando.

Há que ter paciência no ensino. O mesmo se passa no ensino do local para urinar e defecar. Não esfregue o focinho no local que ele acabou de sujar. Pode piorar o seu comportamento e passará a fazê-lo às escondidas. Sempre que vir o seu cachorro/gatinho a fazer as suas necessidades no local errado admoeste-o com um “NÃO” e coloque-o no local correcto. Sempre que tiver um comportamento correcto, mime-o bastante e brinque com ele.

O seu médico veterinário pode aconselhá-lo sobre o modo de ensino do seu novo companheiro e dar-lhe as indicações de como organizar o seu lugar de refeição, de descanso, etc.

Centro Médico Veterinário de Cabeço de Mouro
Telefone/Fax: 214 456 566 (chamada de rede fixa nacional)
Telemóvel: 969 991 943 (chamada de rede móvel)