A vacinação é um processo de protecção activa contra doenças infecto-contagiosas. As vacinas são compostos de fracções inertes dos vírus/bactérias que provocam doenças graves. A administração destes compostos sob orientação de protocolos específicos permite estimular o sistema imunitário e aumentar as defesas contra essas doenças. As vacinas actuais produzidas pelos principais laboratórios são elaboradas sob rigorosos critérios de qualidade e segurança, permitindo criar defesas fortes e duradouras.
Nos cachorros a primeira vacina pode ser realizada a partir das 6 semanas de vida. O médico veterinário irá aconselhá-lo sobre o programa vacinal mais indicado para o seu animal. Nos cães adultos deverá ser realizada a revacinação anual para manter os níveis adequados de protecção. As vacinas comummente utilizadas oferecem protecção contra a Esgana, a Parvovirose, a Leptospirose, a Hepatite Contagiosa Canina, a Laringotraqueíte Infecciosa Canina (vulgarmente conhecida por “Tosse do Canil”). Recomendamos a vacinação contra a Leishmaniose canina a partir dos 6 meses de idade. Existem também vacinas contra a Piroplasmose e a Doença de Lyme, que conferem protecção contra estas doenças do grupo da “Febre da Carraça”, e devem ser realizadas em todos os cães que habitam ou passeiam em locais de risco (zona de mato, terrenos baldios, zona de erva ou pastoreio, etc.). Em cadelas reprodutoras deve também incluir vacinação contra a Herpesvirose. A Raiva é uma doença viral muito grave, com taxa de mortalidade próxima dos 100%, transmissível ao Homem, pelo que em Portugal a vacinação é obrigatória.
Nos gatos a vacinação deve incluir as principais viroses felinas. A Panleucopénia Felina e o Complexo Coriza Felino (Calicivirose e Herpesvirose) estão normalmente associadas na mesma vacina. A protecção segura contra a Leucemia Felina exige uma vacina de tecnologia de fabrico mais recente (vacina de subunidades) e deve também ser efectuada em todos os gatos. A inclusão da vacina contra a Clamidiose é controversa na comunidade médica veterinária. O médico veterinário poderá aconselhar sobre o programa vacinal mais adequado para o seu gato.
Nos furões está recomendada a vacinação contra a Esgana, doença fatal em quase 100% dos casos.
A vacinação nos coelhos pode incluir a Mixomatose, a Doença Hemorrágica Viral e a Pasteurelose. De acordo com o risco e o ambiente será estabelecido qual o programa mais indicado.
Em prol da protecção e bem-estar animal, seguimos as mais recentes recomendações internacionais de vacinação de animais e companhia, personalizando o programa vacinal em função da espécie, ambiente e contactos com outros animais, bem como da epidemiologia local.