Se pretende adoptar ou adquirir um novo animal deve considerar alguns requisitos. A adopção de um novo elemento do “agregado familiar” deve ser uma decisão consciente e ponderada, pois é um compromisso para a vida.
Em primeiro lugar deve informar-se bem sobre o tipo de animal que pretende adquirir. Deve aprender pelo menos o básico sobre as características da espécie e raça. Para isso pode consultar o médico veterinário, o qual lhe poderá dar indicações muito úteis sobre a prevenção de patologias a que determinada raça seja propensa. Deve aprender sobre o seu comportamento em grupo e isolado e a sua capacidade inata para interagir com adultos, com crianças e com outros animais. Deverá certificar-se de que todo o agregado familiar concorda com a escolha final. O seu novo companheiro não deve sentir-se rejeitado por nenhum dos elementos da família de modo a que a sua integração seja o mais rápida e natural possível. Deverá certificar-se de que dispõe das condições económicas que lhe permitam oferecer o melhor ao seu novo amigo, que dispõe do espaço e condições adequadas para o acolher, que dispõe do tempo necessário para desfrutar da sua companhia, para o passear e o ensinar.
Só depois deverá iniciar a procura do seu animal. Também aqui deverá ser cauteloso e exigente. Procure obter a maior quantidade de informação possível por parte do criador/vendedor ou do responsável pela adopção, se for o caso. Procure obter informação sobre o tipo de alimentação em curso, o estado vacinal e de desparasitação, estado de saúde no momento e eventuais episódios de doença no passado. No caso de cachorros/gatinho, procure contacto visual e informação acerca dos progenitores, nomeadamente sobre problemas genéticos. Pode observar outros animais da mesma ninhada, o que torna possível obter suspeitas de problemas prévios se, por exemplo, houver animais de tamanhos muito díspares ou a interacção com a progenitora não parecer “normal”. Visite vários locais e compare. Após a escolha, solicite uma amostra de alimento a que o animal esteja habituado, para que possa iniciar uma transição gradual para o alimento que escolheu para o seu animal. Lembre-se que um alimento de excelente qualidade permite um crescimento mais saudável e forte do seu animal. O médico veterinário é quem melhor o pode aconselhar.
Após a aquisição do animal e a recolha da informação, leve-o ao médico veterinário. Ele fará um exame do seu animal e aconselhá-lo-á sobre o programa de vacinação, de desparasitação e alimentação para o seu animal. Poderá nesse momento começar a esclarecer qualquer dúvida que persista.
No CMVCM estamos sempre disponíveis para o ajudar a ter um animal saudável, feliz e integrado no agregado familiar.