menu
Casos Clínicos / Coockie

Coockie - Beagle - Corpo Estranho

A Coockie, uma Beagle com cerca de 1 ano de idade, apareceu com vómito agudo e anorexia persistente após ter passado umas horas sozinha em casa. Não tem acesso a jardim, a insecticidas nem outro tipo de venenos e come apenas uma ração de boa qualidade. O exame da Coockie revelou dor abdominal e uma massa palpável no abdómen caudal e abdómen cranial, próximo ao estômago. Devido à dor não foi possível a palpação completa do abdómen e foram sugeridos exames complementares. Foram realizadas análises sanguíneas e radiografias abdominais. As radiografias revelaram sinais suspeitos de corpo estranho linear ao nível do duodeno e cólon descendente e conteúdo gástrico abundante, apesar de a Coockie ter feito a última refeição há cerca de 72 horas. Os resultados das análises confirmaram um estado inflamatório mas sem sinais de septicemia. Foi realizada laparotomia exploratória com gastrotomia para remover o conteúdo gástrico, enterotomias várias para remover os conteúdos intestinais anormais. Afinal a Coockie tinha-se entretido, na ausência dos donos, a roer e ingerir um tapete de casa de banho. No dia seguinte à cirurgia a Coockie já estava novamente bem disposta e com apetite devorador. Iniciou a dieta adequada para recuperação após a cirurgia e foram recomendadas alterações no quotidiano para prevenir futuros episódios como este.

Imagem da radiografia abdominal lateral direita da Coockie mostrando sinais de obstrução intestinal.
Imagem da radiografia abdominal ventro-dorsal da Coockie mostrando o "sinal de gravilha" típico das obstruções intestinais.
Material recolhido dos intestinos da Coockie após enterotomia múltipla. São visíveis os pedaços de tapete de casa de banho.

Coockie durante o pós operatório após remoção das suturas cutâneas, mostrando a zona intervencionada.
Centro Médico Veterinário de Cabeço de Mouro
Telefone/Fax: 214 456 566 (chamada de rede fixa nacional)
Telemóvel: 969 991 943 (chamada de rede móvel)