menu
Casos Clínicos / Franjinhas

Franjinhas - Hipotiroidismo

A Franjinhas era uma cadela adulta com cerca de 4-5 anos, não esterilizada e que apresentava sobretudo sinais dermatológicos e reprodutivos. Apresentava alopécia na região da ponta do focinho, na cauda e na região da face caudal das coxas. A pele da região ventral abdominal e torácica apresentava abundantes comedões (pontos negros). A pelagem era fraca e fina. A história clínica revelava cios irregulares e raros bem como um estado letárgico com falta de interacção com outros animais e relutância para brincar. Não se notava grande alteração no comportamento alimentar (apetite e sede).
Foram realizados exames dermatológicos para pesquisa de ácaro e de fungos dermatófitos, cujos resultados foram negativos. As análises de sangue vieram confirmar que a Franjinhas tinha Hipotiroidismo.
A Franjinhas foi então medicada com suplementação de hormona tiroideana e ao fim de algumas semanas começaram a observar-se melhorias no grau de actividade, tornando-se mesmo numa cadela muito brincalhona. A pelagem tornou-se mais densa e de melhor qualidade. Os pontos negros começaram a desaparecer e, por acompanhamento prolongado, verificou-se regularização do ciclo estral.


Franjinhas antes do início do tratamento. Era notório o padrão "tipo hormonal" da alopécia e hiperpigmentação.

Franjinhas após ter recuperado a pelagem com o tratamento específico
Centro Médico Veterinário de Cabeço de Mouro
Telefone/Fax: 214 456 566 (chamada de rede fixa nacional)
Telemóvel: 969 991 943 (chamada de rede móvel)