Jika - Urolitíase Vesical
A Jika, Cocker spaniel inglês com cerca de 11 anos de idade, foi-nos trazida para consulta de urgência por dificuldade em urinar. Já há uns dias que notavam que a Jika tinha dificuldade em urinar, agachando-se repetidamente e urinando “às pinguinhas”. Apesar disso ia comendo bem e mostrava uma actividade normal. Estavam longe de imaginar que a Jika ia ter um processo de obstrução urinária. Ao exame a Jika tinha o abdómen dilatado e doloroso na palpação. Tinha começado a mostrar sinais de prostração e anorexia durante a manhã e desde a hora do almoço que não urinava.
A algaliação comprovou a obstrução da uretra pélvica. A radiografia comprovou a presença de cálculos na bexiga e uretra.
A Jika foi submetida a manobra de desobstrução uretral por urohidropropulsão retrógrada, tendo-se retomado o fluxo de eliminação da urina acumulada. Foram também recuperados nessa urina inúmeros cristais e cálculos com cerca de 1 a 2 mm de diâmetro. Após a precipitação e decantação do sobrenadante a quantidade de cristais era tanta que pareciam grânulos de açúcar. Após a desobstrução de urgência a Jika foi submetida a tratamento sintomático para melhorar o estado geral. Assim que o estado geral da Jika estabilizou, foi submetida a cistotomia para remoção de todos os cálculos. Encontrámos cálculos em grande quantidade e de tamanho muito diverso, o que nos levou a concluir que o processo já deveria decorrer há alguns meses. A bexiga apresentava sinais característicos de inflamação crónica e pontos de hemorragia provocados pelo traumatismo pelos cristais e cálculos A análise da urina revelou a presença de infecção urinária e foram identificados cristais de fosfato triplo de amónio e magnésio (vulgarmente conhecido por estruvite).
Para além da medicação para controlo da infecção e maneio da dor e inflamação foi recomendada uma dieta específica para problemas urinários e que faz a prevenção de formação de novos cristais e cálculos de estruvite. Apesar da idade avançada a recuperação da Jika foi espantosa.
Nas fêmeas a uretra é mais curta e mais larga que nos machos e a eliminação natural dos cálculos muito pequenos é possível sem sintomatologia muito marcada, pelo que este tipo de problema é relativamente pouco frequente em cadelas.
.