menu
Serviços Prestados - Urgências Urológicas

Estrangúria/anúria

Não é difícil para qualquer um de nós perceber a aflição de não conseguir urinar ou de o fazer com muito esforço (estrangúria). A anúria e oligoanúria são a ausência de produção de urina ou a produção de pequena quantidade de urina, respectivamente. Em qualquer destas circunstâncias dá-se uma acumulação a nível sanguíneo dos detritos e metabolitos que deveriam ser eliminados na urina. Essa acumulação pode atingir níveis tóxicos e provocar lesões irreversíveis nos rins e fígado e provocar intoxicação a nível do sistema nervoso central, bem como lesões gastrointestinais. A dificuldade/impossibilidade de urinar pode dever-se a obstrução urinária por cálculos urinários, por rolhões mucosos, estenoses das vias urinárias (cicatricial, inflamatória, traumática, neoplásica), compressões intrínsecas (neoplasias intramurais) ou extrínsecas (herniação da bexiga, acumulação de fezes no cólon, feto preso no canal pélvico, etc.). Por exemplo, nos cães de raça Dálmata é comum a presença de cálculos urinários na bexiga, que podem fazer o percurso descendente pela uretra e bloquear a passagem de urina.
Por serem situações que colocam em risco a vida do seu animal, deve levá-lo ao médico veterinário com a maior brevidade possível. Aí poderá ser feito o diagnóstico e iniciar-se o tratamento mais adequado.

Insuficiência Renal Aguda

Os rins são responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidro-electrolítico (água e minerais), pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas e detritos metabólicos (ex. ureia), produção de certas hormonas que auxiliam na regulação da pressão arterial (renina-angiotensina), na renovação de eritrócitos (eritropoietina) e na regulação da formação de tecido ósseo em conjunto com a vitamina D.
Os rins têm uma grande capacidade de adaptação (reserva funcional), pelo que os sintomas de falência renal só surgem quando cerca de ⅔ a ¾ da sua capacidade funcional está irremediavelmente comprometida. Os sinais mais frequentes de insuficiência renal são vómito, anorexia, prostração, polidipsia (ingestão de muita água), poliúria (eliminação de muita urina), desidratação, hálito urinoso, estomatite (úlceras na língua, gengivas e mucosa bucal), perda de peso, descamação cutânea.
As causas são diversas: hereditárias ou familiares (ex.: rins poliquísticos nos gatos de raça Persa) ou adquiridas (envelhecimento, inflamações, infecções renais, substâncias tóxicas, etc.). Por ser uma situação que coloca em risco a vida do seu animal, o seu diagnóstico e tratamento é urgente.
O diagnóstico passa pelo historial clínico, exame físico, análises laboratoriais e/ou ecografia/radiografia abdominal.

 

Centro Médico Veterinário de Cabeço de Mouro
Telefone/Fax: 214 456 566 (chamada de rede fixa nacional)
Telemóvel: 969 991 943 (chamada de rede móvel)